domingo, 7 de novembro de 2010

A Rara Almanaque Tio Patinhas nº 9 com as crianças!

Esta postagem foi sugestão do André (Sebo da BIDI no Mercado Livre).
Em Fevereiro de 1966, foi parar nas bancas de jornais o exemplar número 9 da revista Almanaque Tio Patinhas que na capa tinha a imagem do Tio Patinhas com a fotomontagem de duas crianças.
Diz a lenda, a qual nunca consegui confirmar, que o licenciador Disney no Brasil, intimou a Editora Abril, a recolher estes exemplares, visto o  contrato de publicação do "padrão Disney" não permitir este tipo inserção.
A Editora Abril recolheu a edição com a capa censurada pela Disney e relançou um segundo exemplar , agora com a capa dentro dos padrões Disney. Acontece que a edição 9 censurada chegou as mãos de alguns colecionadores/compradores. Também não sei, se comprados em bancas de jornais, ou através de outros meios. Diz a lenda também, que os exemplares deveriam ser destruídos, mas alguns foram salvos, por funcionários encarregados da tarefa.
A confusão toda gerou lendas e tornou o exemplar com as crianças na capa mais raro que o Pato Donald nº 1. Já vi ofertas pelo exemplar de R$ 3.000,00!

Vejam as capas das duas edições e confiram se não existe um exemplar em sua biblioteca. E caso tenham conhecimento da verdadeira história enviem um comentário para desmistificar a lenda.
Abaixo vejam também a edição do Tio Patinhas 9, com as criançãs que foi enviada para Portugal. a capa tem a mensagem "edições para Portugal". Diferente! Grato ao amigo Paulo Serrachiani por nos enviar a imagem!
Os colecionadores agora ficam com um "buraco" nas suas coleções"
Falta agora a Tio Patinhas de Portugal com as crianças na capa!

13 comentários:

  1. Muito interessante essa explicação sobre as duas capas do Tio Patinhas nº 9. Tomei conhecimento de outro comentário semelhante em que se afirmava que a foto das crianças é dos filhos de um funcionário da Abril da época.
    Eu gostaria de saber se esses dois exemplares que ilustram a matéria são do Ranieri ou de outro colecionador, (contato serras2010@ig.com.br), também coleciono e gostaria de saber se há algum desses em ótimo estado que esteja vendendo.

    ResponderExcluir
  2. Acho bem plausível essa versão do "padrão Disney". A capa das crianças não tem muito a ver, mesmo. Destoa completamente das outras. As crianças até podem ser os filhos de um funcionário da Abril, mas isso não invalida a tese do "padrão".

    ResponderExcluir
  3. José Pereira
    Eu coleciono Tio Patinhas desde o nº 1. Lembro que comprei o exemplar nº 9 (capa das crianças) e o nº 9 normal, logo depois, na banca de jornal do meu bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Tb sou colecionador do TP mas faltam muitos números, já que perdi minha coleção numa enchente.Agora depois de ''velho'' recomeçei mas os preços por exemplares antigos são muito altos. Caso um dia resolva te desfazer da coleção tenho interesse.
      Obrigado

      Excluir
    2. Estou me desfazendo de minha coleção de Tio Patinhas, caso se interesse meu telefone é 11-99737-3587.

      Excluir
  4. Srs. eu tenho esta edição especial nº9 com as crianças na capa. Está em muito bom estado de conservação. Estou pensando em vendê-la por R$ 1.500. Por enquanto não anunciei no Mercado Livre. Havendo interesse enviar email para nelson_forni@yahoo.com.br. 16 de novembro de 2012. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Para quem interessar tenho a edição de numero 1 do Tio Patinhas de Dezembro de 1963 em excelente estado contato joaoalves44@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho a edição de numero 1 do Tio Patinhas de Dezembro de 1963 em excelente estado, caso alguém se interesse entrar em contato com joaoalves44@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ja deixou de ser tão rara.

    ResponderExcluir
  8. Tenho todos os exemplares do Tio Patinhas do número 01 ao 601, inclusive com o número 9 com as crianças.estou vendendo pelo melhor preço. fone e-mail - vlademirferreira1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho para vender os Tio Patinhas do numero 001 ao 601. Tenhoi também o gibi número 009 com as crianças.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho a coleção do Tio Patinhas inteirinha. Todas em ótimo estado. Dependendo do preço eu posso vender também. Mande oferta para - vlademirferreira1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir