sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mandrake O Mágico!

Após duas semanas de trabalhos árduos, consegui passar um belo de um dia na praia de Camboinhas, no quiosque do ex-goleiro do Botafogo Wagner. Caso um dia venham no Rio de Janeiro, não deixem de passar por lá! É possível que até mudem de time e de estado! A praia é uma maravilha!
Mas vamos ao que interessa. No meu desespero de conseguir identificar com precisão a quantidade de exemplares de determinadas revistas e editoras, e tendo publicado no Blog este desabafo, acabei recebendo ajuda de amigos e colecionadores de todo Brasil. Um deles, o Wagner Augusto do CLUQ, me enviou arquivos pessoais com seus materiais de pesquisa que tem me ajudado muito. Obrigado Wagner!
Recebi também apoio de alguns colecionadores que têm o mesmo problema. 
Recebi um email do Espírito Santo do André me perguntando quanto foram as edições publicadas do Mandrake da Rio Gráfica e Editora. Está é fácil! 
O Mandrake da RGE teve 325 números (o primeiro lançado em Abril de 1953 e o último em Fevereiro de 1983. Foi uma das publicações mais duradouras da RGE).
Do número 01 ao 231 no formato americano e a partir do 232 até o 325 no famoso "estraga coleção" formatinho.
Há algumas curiosidades interessantes sobre a coleção da RGE. Por exemplo o exemplar nº 181 (um dos mais procurados pelos colecionadores) foi uma edição onde uma aventura de Flash Gordon, de Dan Barry foi totalmente retocada, onde Flash virou Mandrake e Dale Arden virou uma prima da princesa Narda (namorada do Mandrake).
Na época como também aconteceu com o Fantasma (a falta de histórias originais para serem publicadas), vários desenhistas brasileiros criaram e desenharam aventuras do mágico. Entre eles estavam Gutemberg Monteiro, Walmir Amaral, Juarez Odilon, Evaldo, Sardela e outros.
Uma outra curiosidade é que o André Le Blanc também desenhou aventuras do Mandrake.
Foram diversos também os almanaques publicados pela RGE. Estes não tenho com precisão a quantidade e anos de publicação.
Outro dado interessante é que também, como aconteceu com o Fantasma, duas editoras publicaram simultaneamente o personagem. De 1970 a 1975 a Editora Saber também publicou Mandrake. Está coleção durou 32 números.
Recentemente a Editora Globo publicou uma coleção que durou 29 números ( 1989 a 1992).
Há algumas edições muito especiais publicadas por outras editoras. A Ebal publicou um album de capa dura e tiragem limitada ( 5.000 exemplares numerados), com as histórias  Mandrake No País dos Faquires e No País dos Homens Pequeninos.
A LPM publicou dois números com histórias clássicas do personagem.O número 01 em 1986 e o número 02 em 1989.Nestes as primeiras histórias do personagem publicadas em 1934 e 1935.
A Opera Graphica também publicou algumas edições na coleção Opera King.
Outro dado curioso é que o criador do Mandrake, Lee Falk é o mesmo criador do Fantasma. Caso você tenha um exemplar da revista "O Casamento do Fantasma", vai ver que um dos convidados é o Mandrake e seus companheiros de aventuras Lotar e Narda!
Outro fato interessante é que o Lee Falk criou o personagem em 1934 e em 1936 O Fantasma.
O Phil Davis (primeiro e mais talentoso desenhista do personagem), desenhava o Mandrake com suas características físicas.
Acho que escrevi demais, mas tenho certeza que ainda há muito a se falar sobre Mandrake! Curtam algumas capas!





5 comentários:

  1. Toda vez que o Raniere publica um novo "post", eu fico olhando as capas e observando a quantidade de personagens que singraram pelas bancas em épocas passadas, e foram totalmente esquecidos.
    "Rostos" familiares, com nomes rebuscados, e que a grande maioria jamais verá outra vez.
    Um sinal da "evolução das espécies"!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site Ranieri. Muito legal poder recordar revistas que marcaram a minha infância (anos 70).

    Desculpe a minha ignorância mas o Museu dos Gibis é so virtual ou aberto a visitação?

    Eu pergunto porque estou catalogando todas as revistas Mandrake publicadas no Brasil pra o MandrakeWiki (http://lba.hopto.org/) e tenho interesse em pesquisar revistas do Mandrake antigas.

    abç.

    ResponderExcluir
  3. Ranieri, você tem o Mandrake com a capa do cavalo alado? Nele tem uma história de uns aliens que são "filhos" de de uns autômatos com aparência de adultos .Esta história me marcou muito na época 1953/1958, desde então eu busco saber que ano este gibi foi publicado.Obrigado.Se vc identificar este gibi, me avise ,faz favor.

    ResponderExcluir
  4. é sobre o mandrake com capa do cavalo alado.

    ResponderExcluir
  5. Ranieri, você tem o Mandrake com a capa do cavalo alado? Nele tem uma história de uns aliens que são "filhos" de de uns autômatos com aparência de adultos .Esta história me marcou muito na época 1953/1958, desde então eu busco saber que ano este gibi foi publicado.Obrigado.Se vc identificar este gibi, me avise ,faz favor.

    ResponderExcluir