terça-feira, 3 de julho de 2012

Mortadelo, Salaminho e o Professor Bactério!

Depois de muitos aventuras conseguir completar a coleção da Revista Mortadelo e Salaminho da Editora RGE. Nunca entendi muito bem porquê uma revista que era tão vendida em bancas de jornais, tornou-se tão difícil de se encontrar nos dias de hoje.
Tive que comprar um lote de 70 revistas para conseguir fechar minha coleção.
Provavelmente o lote que comprei pertenceu a algum colecionador que também ainda não havia completado a sua.
Bem, para quem não sabe, os personagens Mortadelo e Salaminho, foram criados pelo espanhol Francisco Ibañez em 1958.
Uma sátira em quadrinhos as agências de inteligência, contrainteligência e espionagem (CIA,KGB, Mossad e etc..), e aos agentes secretos (Agente 86, 007, e tantos outros).
Não existe uma sequência de quadrinhos da dupla que não tenha uma situação inusitada e hilária.
A dupla é tão importante para os espanhois como o Asterix é para os franceses e Tintin para os belgas.
No Brasil foram duas as coleções lançadas, a da Cedibra em formatos álbuns luxuosos e que durou 29 edições de 1969 até 1978 e a da RGE que teve 91 edições e 3 almanaques (entre 1974 e 1982). Teve também uma edição da Editora Manole de 1996.
A coleção da RGE até o número 17 era no formato americano, e a partir da edição 18 passou para o formatinho.
Até hoje choro de tanto ri ao ler as historinhas.E lembro que pelos idos de 1974 estava morando em Vitória e lia muito as revistas do Mortadelo e  Salaminho. Tinha nesta época um amigo chamado Alfredo (hoje Dr. Alfredo Gonçalves Cunha - Físico, professor e pesquisador da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), que costumava apelidar (impublicáveis) o nosso grupinho de amigos (todos na faixa de 8 a 12 anos).
Como ele, desde criança, já sabia a que vinha, vivia enfurnado com suas pesquisas de química e física (lembro que todo mês ele recebia pelos correios um kit chamado pequeno cientista onde vinha instruções para desenvolver, testes de química, física e outros mais). Quando tinha um tempinho nos atazanava com os apelidos, não escapava nem o irmão Alberto (Beto),membro da turma.
O que ele não sabia (vai saber agora, rsrsrsrsrs) é que colocamos nele o apelido de Dr. Bactério!
Para nós ele era o atrapalhado cientista da T.I.A (Técnicas de Investigações Avançadas, onde trabalhava também a dupla) e que inventava os mais mirabolantes inventos, e  colocava a dupla nas maiores confusões por causa destes.
Seus alunos da UFES vão adora ler este humilde blog. A vingança do Nerd! Rsrsrsrs.
Mortadelo é de fato o grande personagem da história, pois sua especialidade são os disfarces. Na época havia uma coluna na revista, que os leitores sugeriam disfarces para o Mortadelo.
Ele se disfarça de tudo, animais, plantas, objetos, personagens e tudo que você possa imaginar. Já o Salaminho é o azarado da dupla. Tem também o chefe da dupla e a secretária (que é apaixonada pelo Mortadelo). Os vilões são piadas a parte!
A criatividade do Francisco Ibañez para contar as histórias são únicas. Só lendo para entender.
Tenho a mais absoluta certeza que se relançados fossem teriam um público fiel.
Mais enquanto não voltam, curtam as capas da RGE, onde Mortadelo desfila sua maior especialidade nas capas e não esqueçam do Professor Bactério, hoje Doutor Alfredo Gonçalves Cunha. Quem Diria!
Alfredo me amigo, este post é uma homenagem a sua dedicação, esforço e talento! Parabéns!
E amigos leitores e saudosistas curtam algumas capas da coleção da RGE!
Em um próxima postagem adicionaremos as capas dos álbuns da Cedibra.









































































7 comentários:

  1. Camarada, essa dupla era genial mesmo! Lembro que dei muita risada com as loucuras do Salaminho e os disfarces pra lá de surrealistas do Mortadelo. Prof. Bactério era demais e o Chefe sempre levando na cabeça. Que grande felicidade ter a coleção completa dessa maravilhosa criação de Ibanez. Parabéns pelo post. Só de ver as capas dei boas gargalhadas.

    ResponderExcluir
  2. Puutz! Sempre digo que esse é o gibi mais engraçado do mundo, e não acho que estou exagerando. Tenho vários albuns, mas nunca consegui todos (exceto virtuais), e vendo essas capas, vejo que tive muitos desses. Mas me lembro que algumas historinhas tinham um desenho relaxado, como se fossem brasileiros imitando. Será que o Inañes sabia, he he he.
    Meu maior sonho (e de meus irmãos e filhos que contaminei) é que volte a sair no Brasil tão maravilhosa criação, que com certeza mudou para sempre meu tipo de humor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom... Hilário total. Parabéns pela coleção.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Hilário total. Parabéns pela coleção.

    ResponderExcluir
  5. Alô amigo.Foi muito legal poder rever algo sobre essa dupla fantástica, sem dúvida nenhuma a mais engraçada que conheci até hoje.Tenho 65 anos,e minha mãe quando era viva,por vezes estava triste da vida,pegava 2 ou 3 revistinhas da minha coleção,e pedia que eu às lesse.Ela se divertia demais com as minhas gargalhadas das histórias. Infelizmente não as publicam mais.Um abraço a todos aqueles admiradores das histórias de Fernando Ibanez

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou fazendo um trabalho de preservação digital das edições de Mortadelo e Salaminho da RGE, você tem duplicatas que poderia fornecer?

    ResponderExcluir